Estamos cada dia mais próximo do fim desse proposito, chegamos no 17° versículo.
Todos os dias temos uma oportunidade de fazer as coisas diferentes, de maneira que glorifiquem a Deus ou que o envergonha.
Olhando para sua vida e suas atitudes, de que maneira você tem mostrado a Deus?
Vamos ao versículo:
Provérbios 31: 26.
Abre sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.
Esse particularmente é um dos meus favoritos (Da para perceber pelo blog).
A mulher virtuosa não perde seu tempo falando besteiras. Ela pensa antes de falar.
Antes de falar algo, ela avalia a situação, o que ira dizer e quem ira receber.
Não adianta ter as palavras certas e não saber coloca las.
A mulher gosta de falar. Ela é mais falante do que o homem. Isso é em um geral.
A diferença entre a mulher virtuosa e as demais, é que a virtuosa consegue falar a mesma coisa que a mulher comum, mas de maneira diferente.
Vou exemplificar, quando você esta brava com alguém que fez algo que te desagradou, como reage?
A mulher comum, já chega gritando e brigando, jogando na cara os defeitos da pessoa. E por mais que a outra pessoa estivesse errada e ela certa, ela perde a razão, tudo porque não sabe usar as palavras certas.
Já a mulher virtuosa chega para conversar com a pessoa e explicar o lado dela, o por quê se sentiu ofendida. Fala de uma maneira branda e explicativa, ela não acusa ninguém, mas sabe analisar os dois lados, no fim a pessoa consegue entender sem a necessidade de uma briga.
Saber falar pode ser considerado um dom. Nem todos sabem falar de maneira sabia. Mas a mulher virtuosa sim. Isso porque ela esta tao conectada com Deus, ela fala tanto com Ele, que passa a ter a mente dEle, e Sua sabedoria, então quando ela fala, é como se o próprio Deus falasse através dela.
Ela não troca uma boa conversa por um briga baseada em emoções e momentos.
Ela teme a Deus, e sabe que cada ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, então procura falar com os outros como falaria com Deus, sempre com respeito.
Tudo que sai da boca dela é para edificar, ela ensina aqueles que Deus colocou em seu caminho, quando fala é para orientar e não julgar.
Sabe o momento de falar e de se calar, tudo isso por conta de sua comunhão com Deus.
No versículo também diz: " o ensino da benevolência está na sua língua."
"Benevolência significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação a outras pessoas, revelando altruísmo e empatia. Um amigo é um ser benévolo, porque tem boas intenções, é sincero, compreensivo e tolerante."
Quando ela cuida e ensina alguém ela faz com prazer a cima de tudo. Fala com bondade, ela tem empatia, sabe se colocar no lugar do outro e entender o lado dele também. Não é uma mulher que olha para o próprio umbigo, mas é justa e vê a situação em um todo, de maneira imparcial.
Ela é compreensiva, amorosa, não é bobinha sentimentalista. Mas uma mulher que em seu coração esta a bondade e o puro desejo de ajudar.
Ela é uma mulher que todos gostam de ouvir, porque quando ela fala eles aprendem.
É uma mulher que todos gostam de desabafar, porque ela os ouve sem julgar, mas sempre de forma compreensiva para ajudar.
Mas sera que você tem sido essa mulher sabia ao falar e benévola ao ajudar?
Muitas se julgam donas da razão e não percebem que se tornaram ranzinzas, de tal maneira que ninguém suporta estar com elas.
Seja sabia, busca essa sabedoria e bondade em Deus, é Ele a fonte de tudo.
Você pode sim ser uma mulher melhor, basta querer e agir para que isso aconteça.
Não se torne uma mulher rixosa, mas seja uma mulher sabia.
Deixe seu comentário!
Comentários
Postar um comentário